quarta-feira, 21 de abril de 2010

INFLUÊNCIA DA MUSCULAÇÃO SOBRE A FLEXIBILIDADE






Diversos são os mitos acerca do treinamento resistido, pupularmente conhecido como "musculação". Um deles diz respeito à diminuição da flexibilidade causada pelo treinamento de força.

O Profº Alexandre Evangelista publicou em seu blog, um estudo de revisão feito por Cortez et. al. (2002) onde os autores realizaram um levantamento da literatura no que diz respeito à influência do treinamento de força sobre a flexibilidade.

Segue abaixo o conteúdo publicado no Blog do profº Evangelista:

Todd (1985): Pouca evidência científica ou empírica existe a favor da crença de que o treinamento de força resulta em diminuição da flexibilidade.
Thrash e Kelly (1987): Um programa de treinamento com pesos para desenvolver força muscular não prejudica a flexibilidade e pode até aumentar a amplitude de determinados movimentos.
Beedle, et. al. (1991): Levantadores olímpicos de peso têm flexibilidade mediana ou acima da média na maioria das articulações e comparados a outros atletlas ficam inferior apenas aos ginastas.
Verkhoshanski (2000): O alongamento anterior e posterior as sessões de treinamento poderá aumentar o delineamento muscular, o alcance do movimento, tamanho e força, podendo diminuir a chance de lesões e remoção de alguns restos metabólicos.
Fatori (2001): O trabalho de força feito conjuntamente com um trabalho de flexibilidade e de técnica de movimento apresentou influência positiva em alguns exercícios ginásticos de atletas femininas de ginástica artísitica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário