domingo, 3 de julho de 2011

EMAGRECIMENTO X INTENSIDADE DO TREINAMENTO



Quando entramos num programa de exercícios físicos voltados para o emagrecimento, sempre surgem algumas dúvidas sobre qual a melhor modalidade praticar. Se você for ao médico, ele vai lhe dar aquela velha receita: caminhe 30 minutos, 3 vezes por semana. Se você for se aconselhar com um amigo, ele também vai lhe dar aquela dica furada: só metabolizamos gordura a partir de 20 minutos de exercício.



Ora, se nos basearmos em “achismos” não chegaremos a lugar nenhum. “Ah, mas no Fantástico saiu tal reportagem”. Esses dias um colega me fez a seguinte observação: “Segunda-feira é dia de consertarmos as bobagens que falam na TV no final de semana”.



Um estudo realizado com 27 mulheres obesas com síndrome metabólica procurou examinar os efeitos dos exercícios físicos em diferentes intensidades sobre a gordura abdominal e a composição corporal.



Os sujeitos foram divididos em 3 grupos:



Grupo 1 (Controle): 7 participantes mantiveram seus níveis normais de atividades físicas e não entraram em nenhum programa de treinamento;



Grupo 2 (Baixa Intensidade): 11 participantes se exercitaram 5 dias por semana com intensidade igual ou menor ao Limiar Anaeróbio (LA).



Grupo 3 (Alta Intensidade): 9 participantes se exercitaram 3 dias por semana com intensidade acima do LA e 2 dias por semana com intensidade igual ou menor ao LA.



O tempo do exercício era ajustado para se perder 400 kcal por sessão.



O estudo durou 16 semanas e os resultados mostraram que o grupo 3 apresentou significativa redução da gordura abdominal total, da gordura visceral abdominal e da gordura subcutânea. Os grupos 1 e 2 não apresentaram mudanças significativas em nenhum destes parâmetros.



A partir destes conceitos, para aperfeiçoar seus resultados na academia, busque fazer exercícios de maneira que você se sinta cansado, mesmo que este dure menos tempo. Não é necessário caminhar 1 hora em cima da esteira, se você pode ter o mesmo gasto calórico em menos tempo, desde que a intensidade seja maior. Exercite-se mais intensamente, no final você terá melhores resultados.



FONTE: Effect of exercise training intensity on abdominal visceral fat and body composition. Med Sci Sports Exerc. 2008 November; 40(11): 1863-1872.



Nenhum comentário:

Postar um comentário