segunda-feira, 28 de junho de 2010

TREINO PARA EMAGRECER

Muitas pessoas chegam nas academias buscando os mais diversos objetivos mas na verdade o que 99,99% delas buscam é o aumento de massa muscular e a redução do percentual de gordura corporal.

Nesta situação surge a dúvida: qual o melhor treino para emagrecimento?

Uns defendem que é puramente o exercício aeróbio, outros afirmam que realizar musculação com um número elevado de repetições mobiliza principalmente a gordura como substrato energético, o que embasaria a hipótese de que resistência muscular localizada (RML) é o melhor remédio para o emagrecimento.

BOM! Penso que chega a ser de certo modo até inocência dizer que 12 repetições serve para hipertrofia e 15 repetições serve para emagrecer. Que poderes têm essas pequenas mágicas 3 repetições que mudam toda a rota metabólica do organismo durante o exercício. E 13 e 14 repetições são o quê? NADA?

Às vezes a verdade pode chocar, mas o fato é que não existe treino de emagrecimento/ definição muscular. O que existe é dieta.

Independentemente do treinamento que você fizer, só alcançará o emagrecimento se tiver um balanço calórico negativo, ou seja, a quantidade de calorias que você come diariamente não pode ser maior do que a quantidade de calorias que você gasta (metaboliza). VIU COMO É FÁCIL? Na teoria, pois na prática nem tanto.

Então o que realmente existe é que alguns treinamentos gastam mais calorias que outros, o que pode influenciar positivamente no processo de emagrecimento.

Só para deixar uma pulga atrás da sua orelha: você já reparou a quanto chega a sua freqüência cardíaca (FC) durante um exercício intenso com 8 a 10 repetições na musculação comparado com a FC de um exercício de 15 a 20 repetições? Você notará que com um número menor de repetições aumentará mais a FC devido a intensidade do exercício ser maior. Neste caso menos é mais, pois menos repetições, mais gasto calórico e maior potencial do treino para o emagrecimento.


Um comentário: