segunda-feira, 12 de julho de 2010

MANTENDO O RITMO NA ACADEMIA


“Hoje cheguei à academia, fiz 25 minutinhos de esteira para aquecer, depois fiquei 30 minutos na musculação malhando coxas e glúteos. Em seguida participei da aula de localizada e terminei meu treino com a aula de spinning”.

Quando buscamos uma academia para realizarmos exercícios físicos, podemos escolher diversos planos e modalidades diferentes, tais como: musculação, exercícios aeróbios (esteira, bike, elipticon...), aulas em grupo (dança, step, jump, spinning, localizada...) e lutas.

Primeiramente devemos ter a consciência do que cada modalidade realmente representa. Na ânsia pelo emagrecimento, muitas pessoas passam três horas na academia participando de todas as modalidades que conseguem, mas não tem o verdadeiro conhecimento do objetivo de cada modalidade e não recebem as orientações necessárias.

Aula de localizada e musculação são a mesma coisa, a diferença é que uma é em grupo e utiliza predominantemente pesos livres e a outra é realizada com auxílio de aparelhos (leg press, cadeira flexora, cross over...). Se desejar participar das duas modalidades, é necessário que tanto o professor da local quanto o da musculação esteja por dentro do que está acontecendo em ambas, caso contrário, poderá haver sobrecarga de treinamento em função do alto volume do treino.

Aulas de jump, step e spinning, apesar de serem modalidades diferentes, têm o mesmo objetivo: resistência aeróbia. Portanto não é interessante realizar duas aulas no mesmo dia. Pode-se variar durante a semana, participando de uma modalidade em um dia e no outro dia participando de outra.

Altos volumes de treinos estão relacinados a sobrecarca física e psicológica e conseqüentemente a desistência da prática exercícios físicos. Sempre queremos alcançar nossos objetivos o mais rápido possível, mas não é passando várias horas dentro da academia que conseguiremos. Devemos ter paciência e traçar metas a médio e longo prazo. Lembre-se: se você parar, não tem nada a ganhar, mas se manter um ritmo leve e contínuo terá grandes resultados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário